Artigos

98 anos em defesa da classe médica

Dr. Rodrigo José Ramalho

Em 1926, Rio Preto era uma pequena cidade de 50 mil habitantes, fincada no “sertão paulista”, distante de tudo. Segundo relato históricos, pouco mais de 20 colegas médicos atuavam naquela época. Esta realidade, no entanto, não foi obstáculo para que oito médicos se reunissem no salão nobre do Rio Preto Automóvel Clube para criar uma entidade que os representasse e defendesse os interesses da classe. Poucos dias depois, 23 médicos lavraram a ata de fundação com o nome da entidade já definido: Sociedade de Medicina e Cirurgia (SMC) de São José do Rio Preto.

Na ata de fundação, cujo trecho inicial reproduzo aqui, os fundadores definiram três objetivos principais da SMC: manter a cordialidade entre seus membros, zelar pelos altos interesses de classe e promover sessões científicas onde sejam expostos e discutidos casos clínicos e estudos médicos de qualquer natureza.

Nestes 98 anos, nossa Sociedade desempenhou bem o papel traçado por aqueles nossos 23 colegas como promotora de nosso aprimoramento profissional – destaque para o Congresso Médico do Oeste Paulista, caminhando para sua 25ª edição – e na defesa de nossa classe. E neste aspecto, a SMC ganhou relevância nacional, como lembra matéria nesta edição da revista.

Em 2024, comemoramos os 30 anos do movimento que reuniu médicos do país inteiro reivindicando remuneração mais justa. Nossa Sociedade de Medicina e Cirurgia foi protagonista neste momento histórico da medicina brasileira por ter sido São José do Rio Preto a única cidade brasileira onde conseguimos reajustes dos honorários, após paralisações e descredenciamento dos planos de saúde.

Não por acaso, Dr. Eleuses Paiva, que presidia a SMC, viria em seguida ser eleito presidente da APM Estadual e da Associação Médica Brasileira. E, à frente da nossa entidade nacional, ele liderou, 20 anos atrás, a Campanha Nacional de Mobilização pela Implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos. Após anos de luta, a CBHPM viria a ser adotada pela ANS e pelo sistema de saúde suplementar brasileiro.

Estes quase 100 anos de história serão celebrados no dia 17 de maio, numa grande festa que nossa Diretoria da SMC / APM – Regional Rio Preto irá realizar no buffet Felix Petrolli. 

Amiga associada, amigo associado, eu e meus colegas diretores gostaríamos muito de sua presença ao nosso lado. Até lá.

Dr. Rodrigo José Ramalho, presidente da Associação Paulista de Medicina Regional de Rio Preto.