Artigos

Em ano desafiador, muitas conquistas a comemorar

Chegamos ao final do primeiro ano de gestão da nossa Diretoria, ano este ainda envolto pela pandemia da covid-19, com todas as suas restrições e impactos. Esta realidade desfavorável não nos desestimulou. Ao contrário. Nossa Diretoria realizou inúmeras melhorias e investimentos em nossa Sociedade de Medicina e Cirurgia, claro, com muita responsabilidade e pautada por rigoroso controle financeiro, visando proporcionar o melhor ambiente possível para o nosso convívio social e familiar.

Melhorias e investimentos dos quais pudemos desfrutar quando a imunização alcançou níveis de segurança e as autoridades governamentais permitiram, retomamos, com bastante prudência, mas extremamente felizes, as atividades em nosso Clube.  

Para as nossas crianças, ampliamos o parquinho infantil, incorporando casinha, barco viking, escorregador, mesinha, cadeiras, cama elástica e playground. Oferecer o melhor às futuras gerações sempre será prioridade, afinal, são elas que perpetuarão nossa Regional e desejarão cuidar dela como se fosse sua casa, aliás, como queremos que seja. É o que ocorreu com grande parte dos integrantes desta diretoria que brincaram, construíram amizades e cresceram na Sociedade de Medicina e Cirurgia.

No início de 2021, cumprindo meta já estabelecida pela gestão anterior, presidida por Dr. Kássey Vasconcelos, fizemos o complexo de beach tennis, ampla área com quadras de areia, minis quiosques, vindo a se tornar um dos locais de maior convívio social e esportivo.

Voltamos nossos olhares também para o verde de nosso clube. Ele é reconhecidamente uma das mais belas sedes de regionais do Estado, muito por causa das árvores, flores e demais plantas espalhadas por sua imensa área. É consenso dos diretores e dos associados que merecemos mais verde, o que nos levou, este ano, a plantar dezenas de árvores frutíferas em vários pontos do clube.

Investimos também na nossa infraestrutura, trocando todas as caixas de energia por um sistema mais atual e seguro. Reformamos banheiros e construímos outro na área da piscina. Estão em curso, para serem concluídas no primeiro trimestre de 2022, a troca do piso do bar e a construção da rampa de acesso do estacionamento aos quiosques.

Toda a iluminação das quadras de tênis e da poliesportiva foi trocada por lâmpadas de led, com melhor desempenho que a iluminação comum e economia de até 80%, reivindicação antiga dos nossos colegas tenistas.

Outro investimento importante e com grande impacto em economia foi a implantação de placas de energia solar na cobertura da quadra de tênis. Além de ser renovável e sustentável, beneficiando o meio ambiente, a energia solar resultou em importante economia para os cofres da nossa Regional.

Haverá também mudanças que vão tornar nossa instituição 100% digital. Toda a administração e secretaria funcionarão neste novo ambiente e terão todo o seu conteúdo digitalizado (informações de associados, balancetes, atas, fotos e vídeos etc), resultando em mais segurança, praticidade e eficiência.

No campo científico, aceitamos o desafio imposto pela pandemia e realizamos o primeiro Congresso Médico do Oeste Paulista 100% online, tendo como especialidades focos a cardiologia, a endocrinologia e a nefrologia. Foram dias nos quais a distância não foi obstáculo para colegas e estudantes de Rio Preto e outras cidades compartilhares conhecimento em prol de seu aprimoramento acadêmico e profissional.

Duas campanhas foram marcantes neste primeiro ano de nossa gestão e acreditamos que permanecerão na história da SMC. A campanha contra a violência médica e a que evidenciamos os abusos dos planos predadores em prejuízo da classe médica e da população. Campanhas estas cujo impacto na sociedade ficou evidente pela cobertura da imprensa, com notícias em inúmeros jornais, rádios, TVs e veículos digitais da região e do Estado de São Paulo.

Em 2021, procuramos exercitar também a solidariedade, pois desde o primeiro dia de gestão tínhamos clara a responsabilidade da quase centenária Sociedade de Medicina e Cirurgia em ajudar a população, sobretudo num dos momentos mais dramáticos do país. Promovemos então a campanha Doa APM e a Feijomed que, juntas, arrecadaram 5 toneladas de alimentos e muitos produtos de limpeza e higiene pessoal, doados a entidades carentes.

Durante estes 365 dias, tudo o que fizemos foi para você e para sua família. E, em 2022, esperamos fazer ainda mais e ficaríamos muito felizes se tivermos cada vez mais você junto com a gente, como muitos colegas estiveram ao longo de 2021.

A todos, queremos agradecer muito e desejar um ótimo Natal e um 2022 com muitas alegrias, realizações, conquistas e, acima de tudo, muita saúde.