Notícias

BOLETIM 003/2022 CEM COVID_AMB: Nota técnica sobre a utilização de testes de antígenos para Covid-19

CEM COVID_AMB: nota técnica sobre a utilização de testes de antígenos para Covid-19

O Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19 da Associação Médica Brasileira, CEM COVID_AMB, traz a público posicionamento técnico sobre a utilização de testes de antígenos para Covid-19. 

Considerando-se o quadro extremamente grave de pandemia e a dificuldade de acesso a insumos para diagnóstico laboratorial, registramos apoio integral ao parecer científico da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), exposto e defendido hoje, 18 de janeiro de 2022, em reunião do COSAÚDE - Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Em consonância com a SBPC/ML, defendemos a cobertura obrigatória, conforme solicitação do médico assistente, para pacientes com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos sete primeiros dias de sintomas. 

Solicitações médicas que atendam às condições estabelecidas na DUT devem ser autorizadas de forma imediata. 

Também é imprescindível a cobertura obrigatória para reteste em casos negativos, conforme solicitação do médico assistente. 

Em razão do quadro crítico atual e do risco a todos os brasileiros, é incabível a proposta do critério limitante de 90 dias de intervalo para a realização de um segundo exame (repetição). 

Quando o assunto é saúde, o interesse coletivo e o bem-estar da população devem prevalecer sempre. 

São Paulo, 19 de janeiro de 2022. 


Sobre o CEM COVID_AMB 

A Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedades de Especialidade Médica diretamente relacionadas a assistência de pacientes acometidos pelo vírus SARS-Cov2 criaram o Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19, CEM COVID_AMB aos 15 de março de 2021. 

O CEM COVID_AMB monitora permanentemente a pandemia em todo o território nacional e as ações dos órgãos responsáveis pela saúde pública, com o intuito de consolidar informações e, a partir de retratos atualizados, transmitir orientações periódicas de conduta para cuidados e prevenção aos cidadãos e aos profissionais da Medicina. 

Iniciativa conjunta da Associação Médica Brasileira com as Especialidades, o CEM também tem apoio de associações estaduais federadas e de Regionais das Sociedades Médicas. Em seu primeiro boletim, trouxe mensagem que leva à reflexão por se manter absolutamente atual. 

“Nós, os médicos, estaremos sempre disponíveis para ajudar; e ajudaremos. Mas não trazemos a solução; hoje não a temos. A solução para a Covid não está nas mãos de mais de meio milhão de médicos do Brasil. Será resultado das atitudes responsáveis e solidárias de cada um dos cidadãos do País e das autoridades públicas responsáveis por implantar as medidas efetivas que se fazem necessárias para mitigar a enorme dor e sofrimento da população brasileira.” 

A composição de membros do Comitê está em https://amb.org.br/cem-covid/cem-covid e assim como os demais conteúdos do CEM COVID_AMB, passam por atualização permanente.