Defesa de Classe

Médicos voltam a ser representados por Eleuses Paiva na Câmara dos Deputados

O médico Eleuses Vieira de Paiva assumiu, no dia 26 de abril, mandato de deputado federal na Câmara dos Deputados. O parlamentar já presidiu a Associação Paulista de Medicina, entre 1995 e 1999, e a Associação Médica Brasileira, entre 1999 e 2005.

“Assumo hoje a cadeira de deputado federal na Câmara dos Deputados. Continuarei minha incansável luta pela classe médica e por um sistema de saúde pública universal e de qualidade a toda população brasileira”, declarou.

Paiva define este momento como um dos mais difíceis para o Brasil, tornando a missão de ser deputado federal ainda mais desafiadora. Neste novo mandato, já se inscreveu para integrar as Comissões Permanentes de Educação e de Seguridade Social (na qual são debatidos os temas de Saúde).

Filiado ao PSD, ele assume a cadeira de Miguel Haddad, que se afastou do cargo por um período de seis meses, renováveis por igual período. Paiva herda a vaga por estar entre os suplentes de sua coligação. Em 2018, ele recebeu 81.160 votos.

Essa é a terceira oportunidade em que o ex-presidente da APM assume uma legislatura na Câmara dos Deputados. A primeira ocorreu entre 2009 e 2010, também como suplente. Entre 2011 e 2015, ele foi eleito e assumiu como titular.

Trajetória
Na Câmara dos Deputados, Eleuses Paiva foi autor de diversos projetos em defesa dos médicos e da saúde pública. Seu trabalho, inclusive, rendeu uma indicação como um dos deputados mais atuantes do Congresso Nacional pela revista Veja. No campo político, também já foi secretário de Saúde e vice-prefeito de São José do Rio Preto (SP).

Em termos associativos, além das presidências da APM e da AMB, o deputado foi vice-presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio Brasileiro de Radiologia (1991-93), diretor da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear (1993-95) e presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto – Regional da APM (1993-95).

Formou-se em 1978 pela Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), especializando-se em Medicina Nuclear pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1980. Atuou ainda como professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, chefe do setor de Medicina Nuclear tanto na Santa Casa quanto no Hospital de Base da cidade, no Hospital Sírio-Libanês e no Instituto de Radiologia da FMUSP.

    

Imagens: Divulgação

Fonte: APM Estadual