Artigos

IR 2022, como não cair na malha fina?

José Eduardo Rissi


Sempre que chega a época de declaração do Imposto de Renda, surge a preocupação: como não cair na temida malha fina? Separa documento daqui, pega nota dali e a pulga fica atrás da orelha, até porquê o leão está solto e atento caso encontre inconsistências nas informações enviadas.

Mas afinal, o que é “cair na malha fina”? Isso significa que a Receita Federal encontrou algum problema na sua declaração do Imposto de Renda anual. Com isso, você não pode receber sua restituição até que prove todas as informações que foram declaradas.

Além de não receber a restituição, os maiores medos são:  ter o CPF bloqueado e precisar pagar multa.

Com o CPF cancelado, não é possível financiar imóveis, móveis, comprar no crediário, fazer inscrições em faculdades e concursos, pode ter a conta bancária bloqueada, não receber aposentadoria e benefícios do Governo, não consegue solicitar cartões ou abrir contas em bancos e, ainda, fica proibido de emitir ou retirar passaporte.

A multa, caso o contribuinte não se resolva com o leão, pode pesar – e muito – no bolso. A Receita Federal aplica uma penalidade de 75% em cima do valor do imposto devido. Ou seja, no final, é preciso pagar os tributos mais a multa. E, caso o Governo entenda que as omissões foram propositais, as consequências são ainda maiores, podendo chegar a 225% caso o contribuinte não atenda a intimação do fisco.

Com o prazo da declaração prorrogado até 31 de maio, os contribuintes podem se organizar mais aliviados. Mas nada de relaxar e ficar tranquilo! Afinal, quanto antes realizar a declaração, melhor é.

Como contador, gostaria de dar algumas dicas a você, caro leitor, para que você possa evitar cair na boca do leão.

Tenha sempre seus documentos em mãos, sejam eles pessoais, comprovantes, recibos de rendimentos e gastos dedutíveis. Isso irá facilitar a declaração.

Preste muita atenção na hora de preencher seus dados. Erros de digitação podem causar sérios prejuízos e te colocar na malha fina. E não se esqueça que os rendimentos isentos também precisam ser declarados. Caso tenha recebido alguma bolsa de estudos, herança ou doações, informe!

Se tiver dependentes, mesmo que sejam menores de 18 anos, você também precisa declarar todos os rendimentos recebidos por eles.

Quando for declarar seu veículo, imóvel ou qualquer outro bem, informe o valor real, e não de mercado, pois isso pode refletir no final.

Mas o mais importante de tudo é que, se você não quer ter dor de cabeça, contrate um escritório de contabilidade de confiança. Esses profissionais são habilitados e capacitados para realizar sua declaração da maneira mais correta possível. Além disso, acompanharão o status da sua declaração e, caso encontre alguma inconsistência, terão tempo hábil para resolver as pendências.  

José Eduardo Rissi é diretor da Rissi Contabilidade Médica