Artigos

PF ou PJ: qual o melhor regime para exercer minha profissão?

José Eduardo Rissi

Após anos de dedicação, estudo, planejamento e desafios, a conquista do tão sonhado diploma é um marco para todo profissional de medicina e merece celebração. No entanto, à medida que novos profissionais ingressam no mercado de trabalho, começam a surgir outras preocupações, que vão além dos cuidados com os pacientes e o dia a dia nos consultórios, clínicas e hospitais.

Uma delas, não é exclusiva aos recém-formados, é a gestão da contabilidade. Principalmente para aqueles que pretendem garantir um futuro sólido financeiramente e uma carreira longa. Diante do atual cenário econômico, escolher atuar como Pessoa Jurídica (PJ), e não como Pessoa Física (PF), pode trazer mais benefícios.

Uma das principais vantagens de atuar com o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é a autonomia e flexibilidade que a modalidade oferece. Ao estabelecer a própria empresa, o médico tem, por exemplo, melhor controle sobre a agenda, horários de atendimento e locais de trabalho, o que permite ajustar a rotina conforme suas preferências e necvessidades, resultando em uma melhor conciliação entre a vida pessoal e profissional.

Com o CNPJ, o profissional tem mais liberdade de escolher os projetos e clientes com os quais realmente deseja trabalhar, reservando, assim, mais tempo para se dedicar em especializações e projetos que lhe interessem ou que estejam alinhados com as habilidades adquiridas na área. Em vista disso, a liberdade de escolha pode contribuir para uma maior satisfação no trabalho e um senso de realização profissional mais aguçado.

Como PJ, o médico possui a capacidade de definir estrutura própria de preços e determinar o valor dos serviços que oferece. Se o profissional constrói uma base sólida de clientes, conseguirá usufruir da possibilidade de aumentar os ganhos financeiros ao longo do tempo, além de buscar contratos com diferentes instituições de saúde ou clínicas, ampliando, desta forma, as fontes de receita.

O regime de CNPJ também oferece oportunidade para otimizar a tributação, já que, como PJ, o médico pode se beneficiar de deduções fiscais e despesas dedutíveis que não estão disponíveis para profissionais que atuam sob o regime de Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Isso inclui a possibilidade de deduzir despesas relacionadas ao trabalho. Outro ponto positivo é o valor reduzido de alguns impostos, por exemplo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Como um profissional CNPJ, o médico possui a opção de investir em infraestrutura e tecnologia para melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, incluindo a compra de equipamentos avançados ou ter um consultório ou clínica bem equipados. Por consequência, os investimentos podem resultar em um atendimento de maior qualidade e uma reputação profissional bem mais palpável.

Por fim, o médico que possui CNPJ costuma interagir mais com outros profissionais de saúde e empresas do setor, criando oportunidades de colaboração ou parcerias estratégicas que podem ser benéficas para o crescimento do negócio. O networking com outros médicos, especialistas e instituições pode abrir portas para novos pacientes e conhecimento.

Apesar de a escolha entre atuar como PJ ou PF ser uma decisão pessoal e que depende das circunstâncias individuais, é importante considerar as vantagens que o modelo CNPJ oferece. A autonomia, flexibilidade e as oportunidades de crescimento financeiro, além de deduções fiscais e a capacidade de investir em infraestrutura são aspectos que podem ser atrativos para médicos que desejam ter o controle sobre sua prática profissional e aproveitar ao máximo as habilidades na área.

O processo de abertura de empresa envolve vários requisitos e regulamentações específicas que podem ser complexas e exigentes. Por isso, contar com o apoio de um escritório especializado em contabilidade médica é fundamental para garantir a obtenção dos documentos necessários em poucos dias e uma jornada empresarial bem-sucedida.

José Eduardo Rissi é diretor da Rissi Contabilidade Médica.