Artigos

O sucesso do XXIV Congresso Médico do Oeste Paulista

Dr. Leandro Freitas Colturato


Nos dias atuais, em que com apenas um clique o conhecimento pode estar ao seu lado, fazer com que alunos, residentes e médicos participem ativamente de um congresso regional é uma tarefa difícil. Os congressos médicos permitem reciclar o conhecimento e adquirir informações atualizadas sobre o que há de mais relevante e atual na especialidade. A tradicionalidade e o histórico do Congresso Médico do Oeste Paulista (CMOP) nos ajudaram a manter viva a esperança de vivenciar a ciência e o aprendizado em um evento de qualidade.

Com uma satisfação enorme trouxemos de volta o formato presencial do CMOP. Conseguimos deixar de lado a preocupação e a exigência dos eventos online para que pudéssemos, pessoalmente, debater o que há de mais atual na emergência clínica e cirúrgica e trazer para dentro da Sociedade de Medicina e Cirurgia o cerne do debate ético e científico.

Habitualmente desenvolvido a cada três anos, o CMOP foi realizado, em 2021, pela diretoria atual, de forma inédita, 100% online e, em 2023, presencial. Ambas edições entregues com rico conteúdo científico e com amplas discussões temáticas entre especialistas de referência da nossa cidade e região.

Não há como deixar de mencionar o Dr. Eduardo Palmegiani, cardiologista e diretor científico da atual gestão da Associação Paulista de Medicina - Regional de São José do Rio Preto. Maior responsável pelo sucesso do congresso, ele não mediu esforços para fazê-lo de maneira impecável. Brilhante nas escolhas, pontuais nos comentários e expert em congressos, deixou sua marca em um dos mais importantes congressos médicos do interior paulista.

Ele é amigo de infância, nascido e criado, assim como eu, dentro desta entidade que leva consigo muito mais do que o dever de defender a classe médica e de trazer o conhecimento científico de relevância ao médico. Leva o dever de formar pessoas, de trazer a integridade a elas, de ensinar o significado verdadeiro do “aprender” e do “viver” e de deixar a saudade em quem por aqui passou. Tive o privilégio e a sorte de trazer o Dr. Eduardo Palmegiani à nossa gestão. Médico competente, formador de opinião na sua especialidade, que deixou de lado muito do seu dia a dia familiar e profissional para se dedicar a este projeto. Muito obrigado, meu querido amigo.

Agradecimento especial aos Drs. Paulo Espada e Rodrigo Ramalho, responsáveis por configurar, respectivamente, a parte cirúrgica e a clínica do CMOP. A SMC sempre será grata ao trabalho realizado por colegas como eles que, de forma filantrópica, cedem seu tempo por uma causa nobre. Trouxeram o que há de mais atual e de relevante na prática clínica. Palestrantes excepcionais que engrandeceram nosso congresso. Sem dúvida, a ausência de vocês impossibilitaria realizar o evento.

À Unimed, Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital Austa, Rissi Contabilidade e AstraZeneca, nossos agradecimentos. Sem o apoio incondicional de vocês, nada disso seria possível. Sempre acreditaram na nossa proposta de fazer e trazer o melhor aos médicos. Parcerias como estas nos enchem de orgulho e nos fazem acreditar que o caminho traçado é o correto.

Esperamos que os participantes tenham levado algo de novo para o seu dia a dia. Que tenhamos ajudado a se tornarem melhores médicos e seres humanos. Que a próxima diretoria tenha a seriedade de manter o CMOP cada vez mais vivo.

Viva a ciência!


Dr. Leandro Freitas Colturato é presidente da APM - Regional de Rio Preto.