Defesa de Classe

Modelo de remuneração médica é discutido por APM/AMB em webinar

No dia 27 de setembro, a APM e a AMB promoveram um webinar para falar sobre “Modelo de Remuneração Médica”. O encontro foi apresentado e moderado pelo vice-presidente da APM e secretário geral da AMB, Antonio José Gonçalves, que recebeu os palestrantes convidados Lígia Bahia, professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Henry Sznejder, mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ e doutor em Ciências Médicas pela UERJ. (...)

Assista ao webinar acessando o link
https://www.youtube.com/watch?v=Hgi14GMHleM

Lígia Bahia destacou os principais modelos de remuneração, chamados “puros”. No caso do “fee for service”, corresponde ao pagamento retrospectivo, que é efetuado após o atendimento; no modelo de capitação, o pagamento é feito antes de receber os cuidados; e o assalariamento, que segundo ela, é o menos utilizado.

“Há uma deficiência nos sistemas de pagamento puros, visto que o modelo de pagamento retrospectivo pode estimular uma sobrecarga de cuidados à Saúde, e o modelo de pagamento prospectivo pode ter um efeito contrário, ele pode estimular a não realização de procedimentos que seriam necessários para melhoria da saúde dos pacientes. Então, gostaria de trazer um questionamento para o nosso debate: Se nós reformarmos esses modelos, iremos conseguir suprir essas deficiências?”, indagou a palestrante.

Em relação à tabela de honorários médicos, a professora salientou que determina uma parcela considerável dos gastos com Saúde; no entanto, há falhas amplamente reconhecidas. Ela apresentou três pontos para justificar o raciocínio: o pagamento se o serviço prestado for ou não necessário, o pagamento por serviços que nem sempre foram executados de forma eficiente e a remuneração pelos atendimentos que não atendem aos padrões de qualidade estabelecidos.

Conforme pontuou a especialista, essas tabelas existem desde 1967 e permanecem basicamente as mesmas, pois são muito institucionalizadas e difíceis de serem mudadas. Concluindo a palestra, ela trouxe dados do Medscape Physician Compensation Report 2023, que mostram a diferença de remuneração para especialistas e médicos de atenção primária.

“Há essa diferença entre os honorários para especialistas e médicos de atenção primária. Nos Estados Unidos, podemos ver que recebem as melhores remunerações os cirurgiões plásticos, ortopedistas, cardiologistas, otorrinolaringologistas e urologistas”, exemplificou.

Conforme pesquisa exibida por Henry Sznejder, por volta de 30% dos gastos com Saúde são desnecessários, inefetivos ou acima do preço, mas essa porcentagem varia de acordo com o lugar. (...)

Para Sznejder, o modelo ideal para a redução de desperdícios seria o alinhamento de interesses entre o prestador de serviço, as operadoras de planos de saúde e os pacientes, de forma que todos sejam beneficiados, permitindo o compartilhamento dos bons resultados. (...)