Notícias

Outubro - Mês do Médico - Dia da Inclusão

Abrindo os eventos do Mês do Médico, a SMC, em parceria com o Ginásio de Integração Sensorial e Desenvolvimento Infantil (Gis), promoveu, no dia 8 de outubro, o Dia da Inclusão. A sede da instituição ficou toda colorida, com uma série de brinquedos e atividades voltadas ao desenvolvimento sensorial de crianças atípicas. No local, as crianças participaram de atividades lúdicas e pinturas faciais, mergulharam em uma piscina de sabão e se divertiram em um escorregador inflável, tudo sem nenhum custo aos associados.

Para o presidente da SMC, Dr. Leandro Colturato, a ação simboliza o compromisso da instituição em incluir todos os grupos de associados. “Esse é um evento inédito para nós e o escolhemos, especialmente, para abrir as ações do mês do médico. Buscamos a parceria com o Gis por entender que é uma empresa séria e capacitada, capaz de proporcionar a inclusão que buscamos dentro da SMC”, afirmou. “É muito importante que pessoas típicas e atípicas possam viver em conjunto, com equidade. Hoje o acesso a informação tem aumentado o número de diagnósticos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de outras neuro divergências, e essa ação traz um ganho para todos”, completou o tesoureiro e vice-presidente eleito, Dr. Eduardo Lima Garcia. O filho da dermatologista Dra. Izabela Lídia Cardeal com o Dr. Eduardo Garcia, o pequeno Miguel Garcia, de 8 anos, possui TEA. Ela conta que é comum eles se depararem com ações em que não há cuidado com brinquedos e atividades que atendam as necessidades de crianças atípicas. “Quando se tem um dia voltado à inclusão há um ganho muito grande na conscientização do público geral. As pessoas precisam cada vez mais mergulhar nesta realidade, para que possam ensinar seus filhos a conhecer e respeitar pessoas atípicas”, disse.

Segundo a terapeuta organizacional do Gis, Luiza Mendonça, além de atender as necessidades dos pequenos, os brinquedos da ação foram selecionados para estimular a parte sensorial. “Com os equipamentos que trouxemos, foi possível aguçar vários sentidos ao mesmo tempo. A piscina, por exemplo, tem orbs de gel, disponibilizamos pula-pula, escorrega inflável e outros brinquedos que geram sensações, auditivas, táteis e visuais variadas”, afirmou. O evento contou ainda com uma área interna, voltada a crianças com maior sensibilidade auditiva. “Dessa forma, eles tiveram um ambiente seguro e agradável, para que pudessem se divertir como todos, com menos barulho”, finalizou Luiza.