Artigos

A Diretoria do Centenário

Dr. Rodrigo José Ramlho

Com muito orgulho assumimos a diretoria do nosso querido Clube dos Médicos, carinhosamente assim chamado pela minha geração que ali cresceu, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto é uma senhora prestes a completar 100 anos. Traz consigo uma história ímpar, que se confunde com o próprio desenvolvimento do município, capitaneando esse colosso que é a força da saúde rio-pretense. Fundada em 1926, congrega desde os tempos passados o ponto de intersecção da ética, do avanço científico e a defesa dos médicos e médicas da nossa região. Não será diferente em nossa gestão.

Gestão essa que nasce sob os alicerces do Dr. Leandro Colturato, reconhecidamente um ótimo presidente e contemporâneo dos tempos de infância, capaz de entregar um clube extremamente revigorado e com a APM protagonista nos debates sócio-científicos da cidade. Fui testemunha da sua dedicação e zelo por tudo que nos cerca, devendo seu exemplo ser seguido por aqueles que agora se dedicarão à nova diretoria. As antigas crianças continuarão a mandar o clube, sonho juvenil agora materializado mais uma vez, porém, com muita responsabilidade e sabedores de seus deveres.

E temos muito o que fazer! Somos a diretoria do centenário! Estaremos à frente da representatividade dos colegas na defesa de um trabalho médico digno, com condições de exercício da nossa profissão que propiciem o que é melhor para os nossos pacientes, quer seja no sistema público, quer seja no sistema de saúde suplementar. Essa última, por sinal, deve receber redobrada atenção devido à efetivação de nova operadora na cidade, com um perfil diferente de assistência e qualidade que desejamos. Ainda no âmbito da defesa profissional, continuaremos vigilantes ao cumprimento do pagamento dos salários dos médicos e médicas rio-pretenses vinculados as esferas do poder público municipal e estadual.

Também reforçaremos a luta por maior protagonismo das mulheres como lideranças médicas, contra a misoginia, o machismo e o sexismo ainda presentes em nosso meio, procurando representar aquelas que serão maioria em nossa profissão a partir de 2024.

O desenvolvimento científico também será um dos pilares da nossa gestão. Nos últimos anos conseguimos realizar encontros das ligas estudantis das diferentes faculdades de medicina, tornando a APM um ponto de encontro “neutro” e incentivador de discussões acadêmicas. Incrementar essa atividade, com a expansão do número de ligas e trazendo discussões que congreguem os diferentes serviços dos diversos hospitais da cidade, será um desafio a altura da nossa diretoria científica.

No aspecto da zeladoria, as melhorias no clube são constantes, demandando um zelo ímpar na manutenção dos es[1]paços de convivência e nos aparelhos esportivos, propiciando um verdadeiro oásis no centro da cidade e objetivando cada vez mais um espaço incrível para os associados. Espaço esse que desde já pretendemos aumentar, visto que retomamos e intensificamos os contatos com a prefeitura e pleiteamos junto à Câmara Municipal novamente a cessão da rua atrás do bar, reapresentando o estudo elaborado brilhantemente na gestão do Dr. Kássey Vasconcelos.

Por fim, os novos diretores e diretoras que assumem chegam para agregar em um time que permanece de gestões anteriores, aliando experiência e entusiasmo pelo bem comum da nossa APM. Os encontros sociais e as principais festas permanecerão em nosso calendário e esperamos continuar primando pela alegria e diversão tão característica dos nossos eventos. Críticas e sugestões serão muito bem-vindas e administrar a sociedade com a ajuda de todos será muito prazeroso.

Desejamos um Feliz Natal e um Ano Novo de muita prosperidade para toda a família APM Rio Preto e esperamos, nestes próximos três anos, continuar o legado de quase um século dessa entidade ícone.

Dr. Rodrigo José Ramalho, presidente da Associação Paulista de Medicina Regional de Rio Preto