Artigos

Pagando além do devido

José Eduardo Rissi


Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) expôs uma realidade alarmante no atual cenário empresarial do país.

Segundo o órgão, cerca de 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos do que deveriam. A constatação levanta questões cruciais sobre o sistema tributário nacional e os desafios enfrentados pelas organizações para se manterem em conformidade com a legislação vigente.

Entre os fatores que contribuem para a situação, a quantidade expressiva de tributos desponta como um dos principais vilões. Além disso, o Brasil é conhecido por sua complexa carga tributária, lotada de obrigações fiscais que criam um ambiente desafiador para as empresas.

No país, a vastidão de normas e regulamentações pode gerar interpretações diversas e conflitantes. Nesse contexto, as empresas se veem diante da difícil tarefa de compreender e aplicar corretamente as normas fiscais.

A dificuldade de interpretação das normas tributárias também se relaciona com a falta de clareza e simplicidade nos textos legais, gerando um ambiente propício para equívocos e divergências de interpretação. A burocracia excessiva associada à complexidade normativa aumenta o risco de erros inadvertidos por parte das empresas, tornando-as suscetíveis a litígios e custos adicionais.

Além disso, a falta de uma estratégia fiscal apropriada figura como uma das principais razões para o desembolso excessivo de tributos. Diversas organizações carecem de uma visão integral de suas operações, enfrentando dificuldades na identificação de brechas legais para aprimorar a carga tributária.

Diante desse cenário, a importância de contar com um escritório de contabilidade especializado é fundamental para as empresas brasileiras não pagarem mais do que devem. Afinal, a atuação de profissionais capacitados na área vai além da simples tarefa de calcular e registrar impostos.

Um escritório de contabilidade especializado possui profissionais familiarizados com a vasta legislação tributária brasileira. Essa expertise permite uma interpretação mais precisa das normas, reduzindo a margem de erro na aplicação e evitando que as empresas paguem mais impostos do que o devido.

Com alterações frequentes nas leis tributárias, o cenário normativo no Brasil está em constante evolução. Nesse sentido, um escritório especializado acompanha as mudanças e ajusta as práticas contábeis das empresas conforme as novas exigências, minimizando o risco de não conformidade e ajudando os gestores a se adaptarem às inovações legislativas.

Além de garantir a conformidade tributária, um escritório especializado auxilia na gestão financeira das empresas, realizando o controle adequado de custos, a identificação de oportunidades de economia e a tomada de decisões estratégicas.

Ou seja, a parceria com um escritório de contabilidade especializado não apenas assegura o correto cumprimento das obrigações fiscais, mas também proporciona às empresas a tranquilidade necessária para focar no crescimento e na eficiência operacional. Em um ambiente empresarial desafiador como o brasileiro, a parceira se torna indispensável para garantir a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo das organizações.


José Eduardo Rissi é especialista em contabilidade médica.