Artigos

A importância do balanço financeiro para a saúde do negócio

Com a proximidade do fim do ano, começa também o período de balanços anuais de negócios e empresas. Esse levantamento é de extrema importância, pois serve como referência para a análise de resultados e a mensuração de metas obtidas. Para se alcançar sucesso, é necessário a definição de metas a curto, médio e longo prazo, e saber analisá-las é a peça-chave dessa jornada. Muitos pensam que o balanço no encerramento do ano é sufi ciente, quando na verdade o mais indicado é ir controlando todas as movimentações mensais e, ao final do ano, fazer esse último levantamento, que vai ponderar o resultado entre o que foi planejado e o que foi efetivamente realizado e conquistado. Assim, o balanço anual se torna mais assertivo, rápido e simples. 

Além do balanço financeiro, é preciso levar em consideração o balanço patrimonial, que é parte da composição do cenário de A importância do balanço financeiro para a saúde do negócio como anda a realidade e a saúde financeira do seu negócio. Nesses casos, com a ajuda do seu contador, avaliações trimestrais são indicadas para ir ajustando a rota de forma a favorecer o caixa e evitar surpresas desagradáveis no fim do ano. O contador é responsável por colaborar e nortear o cliente neste momento de reflexão e análise dos negócios. Com a ajuda dos dados concretos retirados a partir desse balanço anual é que serão definidas as próximas metas anuais, pautadas pela realidade do mercado e área de atuação da sua empresa. 

Nesse momento, todas as informações e o detalhamento de dados são necessários para a criação de estratégias e investimentos para o ano seguinte. Vale ressaltar que, para crescer, é necessário investir! O contador também pode alertar quanto ao período mais indicado para se fazer aportes e investimentos, pois junto com os dados do balanço também é inserida a análise de contexto. As decisões para o próximo ano precisam considerar e contemplar as questões que influenciam o cenário e possam favorecer ou afetar os players do setor, pois de um ano para outro muita coisa pode mudar e mexer com os negócios, desde uma simples sazonalidade, mudanças de governo até possíveis crises financeiras. 

Portanto, converse com o seu contador, pois o objetivo de um balanço financeiro é ajudar a visualizar quais foram as perdas e ganhos do período, comparados com o período anterior, para definir seu planejamento estratégico, priorizando melhorias, mitigando perdas e reforçando a saúde do seu negócio, com base sólida para continuar a sua atuação por longos anos.

José Eduardo Rissi é diretor da Rissi Contabilidade Médica