Defesa de Classe

Coletiva à imprensa contra o retrocesso na cobertura dos planos de saúde

Coletiva à imprensa, 21 de outubro, 11h

AMB, Idec, APM, Procon, MP/Promotoria da Saúde e OAB se unem contra retrocesso na cobertura de planos de saúde

Manifesto aos brasileiros, lançamento - 20 anos depois - de fase 2 da campanha de mídia Tem plano de saúde que enfia a faca em você e tira o sangue dos médicos”, além de centenas de cartazes e faixas na região do Congresso Nacional, em Brasília, deflagram pacto intersetorial por nenhum direito a menos a quem usa a saúde suplementar

Na quinta-feira, 21 de outubro, às 11h, uma coletiva digital colocará à mesa algumas das mais respeitadas instituições da Medicina, Saúde, Direito e Defesa do Consumidor. A Associação Médica Brasileira (AMB), a Associação Paulista de Medicina (APM), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Fundação Procon, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público/Promotoria da Saúde irão se posicionar oficial e institucionalmente à imprensa e à sociedade contra a possibilidade real de retrocesso na cobertura de planos de saúde aos cerca de 50 milhões de pacientes-usuários-consumidores da rede suplementar.

As entidades divulgarão um manifesto elencando, ponto a ponto, os riscos de redução dos direitos dos pacientes caso o Superior Tribunal de Justiça (STJ) altere o entendimento histórico sobre a natureza exemplificativa do rol de procedimentos de cobertura obrigatória da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Esse manifesto é subscrito por dezenas de instituições da Saúde, da Medicina e dos consumidores.

Neste momento, uma ação sobre a questão está em trâmite/julgamento na 2ª Seção de Direito Privado do STJ.

Lançamento de campanha
Além do posicionamento em defesa dos pacientes, por parte das instituições, a coletiva dará início a uma campanha publicitária para conscientizar a população sobre problemas recorrentes dos planos de saúde.

De fato, será o relançamento, 20 anos depois, de uma mídia que teve grande repercussão no início do século com o slogan “Tem plano de saúde que enfia a faca em você e tira o sangue dos médicos”. Passadas duas décadas, as peças recebem nova roupagem com o acréscimo dos motes “Ô, ô, ô, ô, nada mudou” “Nenhum direito a menos no rol de cobertura aos pacientes/usuários”.

Ato público em Brasília
Juntamente com a coletiva, em Brasília, haverá um protesto simbólico com a fixação de centenas de cartazes e faixas no gramado da região do Congresso Nacional. Além de deflagrar oficialmente o pacto intersetorial por nenhum direito a menos a quem usa a saúde suplementar, a ideia é fazer ecoar o posicionamento pró-saúde da população aos gestores e poderes constituídos da República.

Coletiva a distância à imprensa
Quinta-feira, 21 de outubro, às 11h
Acesso pelo Zoom neste link
ID da reunião: 868 6424 4731
Senha de acesso: 622461

Informações adicionais aos jornalistas e credenciamento
Acontece Comunicação e Notícias 
Chico Damaso - (11) 99911.8117 
Andrezza Ferrigno - (11) 99982.7007
acontece@acontecenoticias.com.br
www.acontecenoticias.com.br