Artigos

Colonoscopia: o exame que exerce papel importante na prevenção do câncer de intestino

Dr. Fabricio Alves de Oliveira

Os cuidados preventivos têm grande importância para evitar o câncer. Dentre as diversas medidas para cuidar da saúde, não podemos esquecer das consultas médicas periódicas e os exames de rotina indicados.

Infelizmente, por falta de acesso às campanhas de prevenção ou constrangimento na hora de fazer os exames, o número de pessoas com diagnóstico da doença em fase avançada tem apresentado crescimento.

O câncer colorretal (CCR), em estágio inicial, apresenta manifestações clínicas muitas vezes imperceptíveis e inespecíficas. Por isso é importante ficar atento a qualquer mudança, sinal ou sintoma diferente.

Converse com seu médico se você apresentar:

-          Perda de peso sem motivo específico;

-          Diarreia ou constipação;

-          Sensação de que o intestino não está completamente vazio;

-          Presença de sangue nas fezes;

-          Dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal

-          Cansaço e fadiga constante

É importante ressaltar que estes sintomas também estão relacionados a outras doeças, não sendo , necessariamente sinais exclusivos de CCR.

Quais são os fatores de risco para câncer colorretal (CCR)?

-          dieta com alto teor de gorduras e pouca fibra

-          Falta de exercícios físicos

-          Fumo e álcool

-          Idade: incidência maior após 50 anos

-          Histórico familiar de CCR

-          Antecedentes pessoais de outros tipos de câncer

-          Doença inflamatória intestinal retirada é um importante meio de prevenção do CCR.

Como prevenir o CCR?

-          PESO: excesso de peso aumenta o risco

-          ATIVIDADE FÍSICA: aumento de atividade reduz o risco

-          DIETA: alimentação rica em vegetais, frutas e grãos integrais e com pouca carne vermelha ou processadas estão associadas a um menor risco de CCR

-          NÃO FUMAR

-          HISTÓRICO FAMILIAR: fazer seguimento mais rigoroso com exames preventivos.

RASTREAMENTO

Segundo especialistas, “o primeiro sinal da doença é o pólipo, que tem aparência de uma pequena verruga na parede do intestino e é uma lesão facilmente tratada. Geralmente são benignos, mas com o tempo podem se transformar em câncer invasivo.

Desta forma, o rastreamento do CCR é extremamente importante na prevenção da doença. O tempo é crucial, quanto antes o diagnóstico, melhor o prognóstico. A partir do momento em que as primeiras células anormais começam a formar pólipos até se tornar câncer propriamente dito, normalmente leva cerca de 10 a 15 anos. O rastreamento regular previne completamente o CCR, porque a maioria dos pólipos encontrados são removidos antes de se transformarem em câncer. O rastreamento pode também diagnosticar o CCR em estágio inicial, quando é altamente curável.”

QUAL A INDICAÇÃO E PERIODICIDADE IDEAIS PARA REALIZAÇÃO DEA COLONOSCOPIA?

O indicado é que as pessoas que não têm fatores de riscos identificados e sem sintomas, façam o exame á partir dos 50 anos. E se não houver lesões após 10 anos.

Aqueles com histórico familiar ou fatores de risco para pólipos ou câncer, como doença inflamatória intestinal, devem começar a fazer preventivos aos 40 anos ou 10 anos antes da apresentação da doença do parente que tenha apresentado o câncer mais cedo.

Além disso, o paciente que tem familiares do primeiro grau com CCR deve repetir o exame a cada 5 anos, mesmo que os anteriores não tenham detectado nada de errado.

Conversar com seu médico para estabelecer o início dos exames de rastreamento mais precocemente ou realizá-los com mais frequência, pois só com essas atitudes de prevenção e hábitos de vida saudáveis podem nos manter distante desta doença de extrema gravidade.

E, com avanços tecnológicos, procedimentos minimamente invasivos podem ser utilizados, durante o exame de colonoscopia para retirada de lesões pré-malignas e até curar lesões cancerígenas, quando diagnosticadas precocemente. 

Dr. Fabricio Alves de Oliveira é médico endoscopista, membro titular Sobed – Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.