Defesa de Classe

Procon entrega ata da reunião em que pede esclarecimentos de operadoras sobre restrições a médicos

A APM – Regional de Rio Preto recebeu do Procon Municipal a ata da reunião realizada com as operadoras de saúde, no dia 4 de outubro de 2021. A reunião teve por objetivo cobrar esclarecimentos dos planos de saúde sobre as “diversas restrições aos médicos credenciados que vêm resultando na má qualidade dos serviços prestados aos consumidores”, como relata a ata do Procon.

A cobrança foi motivada pela pesquisa inédita realizada pela Regional, em agosto de 2021, que revelou que a grande maioria dos médicos de Rio Preto e região não dispõe de autonomia profissional para a prática da melhor Medicina, por pressões das empresas de planos de saúde.

A amostragem do levantamento da APM foi bastante expressiva. Dos cerca de 2.500 médicos da cidade e microrregião, 354 responderam, o que representa 14% do total de profissionais.

Mais da metade dos médicos (53,39%) afirmou que enfrenta restrição por parte dos planos de saúde à solicitação de exames, imprescindíveis para o diagnóstico de doenças de seus pacientes. E 63% dos profissionais relatou conviver com a chamada “glosa médica”, ou seja, a operadora nega-se a pagar atendimento, internação, exame laboratorial ou de imagem, remédios e outros serviços essenciais já realizados no paciente.

A pesquisa constatou também uma grave afronta à ética: 29% dos médicos sofreram interferência em sua conduta profissional por parte dos planos de saúde. Dificuldades para internar os pacientes e ameaças de descredenciamento são outros problemas relatados pelos participantes do levantamento.

LEIA ABAIXO A ATA DA REUNIÃO